Um projeto de educação pode ter resultados mais acelerados se o parceiro for o Instituto Ayrton Senna? A gente sabe que a ciência da educação não é assim tão exata. Mas foi com esse otimismo e vontade de acertar que o Instituto Coca-Cola Brasil e a Renosa, fabricante do Sistema Coca-Cola Brasil do Maranhão, se uniram ao Instituto Ayrton Senna para criar o Projeto Educação Campeã. O Maranhão apresenta o menor índice de IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do Brasil. O Projeto Educação Campeã é dividido em 17 Unidades Regionais, e a parceria do Instituto Ayrton Senna está sendo desenvolvida em oito Unidades Regionais. Além de São Luis, está presente em Açailândia, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Itapecuru, Rosário e Timon Icatu. De acordo com o Balanço de 2005 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do (Inep/MEC), o desempenho acadêmico dos alunos de 5º ano do ensino fundamental em língua portuguesa no Maranhão foi de 151,8 contra 170,6 da média do Brasil. A meta do Programa Educação Campeã é elevar essa média para 200.
Com o apoio do governo do Maranhão, o Projeto utiliza o expertise de quatro programas do Instituto Ayrton Senna para investir na melhoria do ensino fundamental no estado:
• Gestão Nota 10 - Busca capacitação técnica dos gestores escolares para que a instituição obtenha melhores resultados administrativos e pedagógicos, visando ao sucesso do aluno.
• Se liga - Oferece ao estudante do 1º ao 5º ano a oportunidade de desenvolver pleno domínio da leitura e da escrita.
• Acelera Brasil - Garante ao aluno alfabetizado, com distorção idade/série, aprofundamento na primeira fase do ensino fundamental, para que ele se aproxime ao máximo da série adequada à sua idade.
• Circuito Campeão - Avalia o nível de aprendizagem dos alunos do 1º ao 5º ano com processos gerenciais e pedagógicos, e incentiva a adoção de políticas públicas de alfabetização e acompanhamento escolar para evitar o analfabetismo, a repetência e o abandono dos estudos.
Outra ação vencedora focada no
desenvolvimento educacional em regiões pobres do Brasil como o Maranhão,
oferece a oportunidade para os moradores de se alfabetizarem e também abranger
outros temas que talvez nunca foram desenvolvidos anteriormente como politica.
O incentivo em ações pedagógicas é uma
oportunidades para os estados pobres que vivem a base de pesca e turismo, uma vez que muitas
vezes as pessoas não disfrutam da oportunidade de frequentar escolas quando
jovens, esses incentivos devem ser seguidos por todas empresas que tem
condições de apoiar essas ações visando uma sociedade melhor e mais culta
podendo lutar pelos seus direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário